quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Gestão e Liderança, caminhando juntas


Gestão e Liderança, caminhando juntas

Quando ouço falar em gestão muitas coisas surgem em meus pensamentos, entre elas, surge um fato que me deixa abismada, como pode existir tantos gestores sem liderança?
Sabemos que uma empresa precisa no mínimo um bom gestor para atingir os objetivos estabelecidos, porém, hoje não basta ser apenas gestor é necessário ter liderança, isto é, o gestor se preocupa inteiramente com os processos da organização e busca o melhor com relação aos mesmos, já a liderança busca melhorar a gestão de pessoas, sendo está fundamental nas organizações atualmente. O Líder possui como principal característica o dom de ouvir, ele faz o possível para não fomentar a arrogância entre todos os colaboradores e busca cultivar a humildade, sendo está responsável por grandes progressos na organização, pois o Líder precisa ser humilde o suficiente para aceitar idéias e sugestões de qualquer colaborador sendo ele da área administrativa ou até mesmo do chão de fábrica, onde por sinal, surgem as melhores idéias, porque é este funcionário que realmente conhece os processos da produção.
Acredito que existem vários paradigmas a serem quebrados pelos gestores atuais, muitos sabem a real importância de ser um gestor líder, porém não o colocam em prática, também acredito que haja muitos motivos que impeçam que isso aconteça, entre eles eu vejo a questão de características, ou seja, nem todas as pessoas possuem as características necessárias para ser um gestor líder, mas as vezes basta um pouco de esforço para aprimorá-las. Outra situação que provoca a minha atenção, é que a maior parte dos gestores são homens, nada contra este fato, estes possuem a capacidade de ouvir e a capacidade de sentir o que se passa com seus funcionários pouco desenvolvida, talvez este fato dificulte muito para o gestor homem unir a capacidade de liderança com a do gestor, ao contrário das mulheres, que possuem as características de liderança mais destacadas do que os homens, porém as mulheres possuem o lado sentimental muito desenvolvido e isso pode até passar do ponto certo, então a mulher gestora e líder precisa trabalhar para que essa característica esteja na medida certa. Outra situação, é que a mulher tem dificuldade para visualizar o todo da organização, a capacidade do seu cérebro é mais desenvolvida para à analise dos detalhes, que também podem ajudar muito. Com relação a esses fatos mencionados percebe-se que tanto o gestor homem como o gestor mulher necessitam de esforço e capacidade de quebrar paradigmas para unir a gestão a liderança e assim atingir a eficiência e eficácia empresarial.
Em suma, acredito que os gestores devem lutar pelo seu melhoramento continuo, e até mesmo fazer uma auto-avaliação para saber que características seriam interessantes aprimorar. Queria dizer também, que nunca é tarde para você gestor unir a capacidade de gestão a capacidade de liderança, pois estas quando andam juntas atingem com mais precisão o sucesso da organização e consequentemente o seu próprio sucesso como indivíduo. Para finalizar queria deixar um PARABÉNS especial para as pessoas que hoje são gestoras e líderes, pois tal fato ainda é considerado privilégio de poucos.
"Não existirão líderes, se não existirem seguidores."
(Malcolm Stevenson Forbes)



Francieli gollo

Nenhum comentário:

Postar um comentário